Pois é caros amigos, para mim já foi um dia ganho e de que maneira

Após ter falado com muita gente e de ter lido alguns dos vossos concelhos, resolvi meter mãos á obra e tentar reparar o born da minha bateria.
Dentro das soluções apresentadas aquelas que mais me agradaram foi o tentar arranjar um molde do born e derreter uma chumbada ficando assim com um born novo, a outra e aquela que mais me mereceu atenção foi fazer um furo no resto do born partido e a partir daí colocar um parafuso de rosca de chapa para ficar bem apertado.
A duvida era se o born tinha espessura suficiente para baixo (dentro das placas) para fazer um furo minimamente aceitável, como podia estragar a minha bateria, pedi ao amigo Jorge da MotoJustino se me arranjava uma bateria estragada para primeiro fazer um teste, cedeu-me imediatamenente uma bateria e o resultado é este que podem ver a seguir já na minha bateria, a mim serviu perfeitamente e a bateria está de novo a funcionar, se este tópico ajudar outros a resolver o mesmo problema então ainda fico mais contente.
Um abraço a quem me resolveu ajudar.
Alguém me disse que por medida de precaução deveria abrir os respiradores da bateria, assim fiz. A juntar a esta medida de seguranção também utilizei uns óculos para bricolage.
Iniciei a furação com uma broca de 2 mm, e depressa passei a uma de 4.5 mm
Feito o buraco com a medida desejada, cerca de 1 cm havia que apertar o parafuso de 5mm.
Como o chumbo é muito macio fui apertando devagar e retirando a limalha que estava a mais.
Encontra-se sempre qualquer coisa aqui por casa para a bricolage, este foi o material que arranjei para fazer o novo Born.
O resultafo final e pronto a ser utilizada de novo
Espero que se precisarem, aproveitem este exemplo.
Um abraço